NOSSA HISTÓRIA
O Colégio Winnicott foi criado em 1996. O nome é uma homenagem a Donald Winnicott, pediatra e psicanalista inglês, que dedicou sua carreira à compreensão das crianças, olhando-as como seres formados pela integração do orgânico e do emocional. Enfatizava uma visão relacional da criança com seu cuidador. É dele a teoria da “mãe suficientemente boa”, que seria aquela que efetua uma adaptação ativa às necessidades da criança, adaptação esta que depende muito mais da devoção do que do esclarecimento intelectual.
Com essas ideias, ele nos legou a visão de que o simples fato de estar ao lado da criança, amando-a e respeitando seu ritmo natural, é o suficiente para proporcionar condições para seu desenvolvimento.
É autor de vários livros (O Brincar e a Realidade; Tudo começa em casa; Os Bebês e suas Mães; Therapeutic Consultations in Child Psychiatry, Talking to Parents, Human Nature, entre outros), alguns dos quais só agora chegam ao Brasil.
OBJETIVOS
- Criar condições para que o educando seja o principal agente de seu desenvolvimento, assimilando novas descobertas às estruturas e organizando-as internamente através de suas ações;
- Favorecer a interação social, permitindo a troca de informações, hipóteses e conclusões entre os membros do grupo e o professor, transformando este último em sistematizador e organizador de um ambiente de aprendizagem;
- Criar condições para que o educando possa estabelecer laços afetivos, sentindo-se confiante para expressar seus sentimentos e necessidades. Ao mesmo tempo que se procura dar o pertencimento, deixa-se espaço para a diferenciação e a individualização;
- Levar o aluno a perceber seu papel de agente da própria história e da sua relação com o grupo social, possibilitando sua opção para uma cidadania consciente, crítica e transformadora;
- Encaminhar os alunos à descoberta das diversas possibilidades de escolha face a situações concretas para que façam opções, à medida que forem descobrindo e consolidando valores rumo à formação de sua própria identidade.
MISSÃO
Oferecer um ambiente onde o ritmo pessoal do aluno seja respeitado e onde os professores utilizem procedimentos adequados a cada caso, para que o aluno sinta suas qualidades valorizadas, fortalecendo assim sua autoestima e aumentando as possibilidades de sucesso escolar. Acreditamos que, em um espaço onde esses aspectos sejam valorizados, o aluno poderá encontrar o caminho que o leve a uma maior participação social e progresso pessoal.
A família Polity foi a responsável por estruturar toda a logística e burocracias para que o Colégio tivesse uma estrutura adequada e toda a documentação necessária
Recebeu sua regulamentação em fevereiro e iniciou seu primeiro ano letivo com 50 alunos matriculados. Pensando em aprendizagens significativas, foi decidido que as turmas seriam pequenas, o que permitiria o atendimento mais personalizado e o acolhimento ao ritmo de cada um.
Nos primeiros anos de funcionamento, o Colégio contou com a colaboração de Andreia Polity Balestrero e Suzanne Polity Cavinatto, filhas de Elizabeth Polity, fundadora e diretora desde então. Duas psicólogas experientes que muito contribuíram para que os ideais do Colégio fossem atingidos. Com o passar dos anos, o Colégio foi crescendo e cada vez mais se aprofundando nos estudos sobre neurociência, psicopedagogia, aprendizagem mediada, psicomotricidade, mindfulness, terapia familiar, terapia cognitivo comportamental, entre outros.
Lucila Polity Moss, também filha de Elizabeth, entrou na equipe para compor a área administrativa, organizando e buscando novas soluções para o bom funcionamento do Colégio. Lucila foi se encantando com o mundo educacional e se especializando em pedagogia, psicopedagogia, terapia familiar e terapia cognitivo comportamental. Atualmente Lucila é responsável também por coordenar e orientar os docentes, trabalhando sempre em muita parceria com toda a equipe.
Início da parceria com a MindKids e das práticas de Mindfulness em sala de aula.
Início da parceria com a Geekie e adoção do material didático mais bem avaliado do país.
Até hoje, o Colégio segue com os princípios e valores iniciais, ressaltando a identidade e individualidade de cada aluno, porém sempre atento aos novos conhecimentos e tecnologias.