PROPOSTA PEDAGÓGICA

Winnicott, fundado em 1996, é um colégio regular (regulamentado pelo MEC), especializado em atender alunos que apresentam um ritmo próprio na aprendizagem, proveniente de fatores cognitivos, emocionais e/ou neurológicos (como dislexia, TDAH, entre outros)

Tem como proposta desenvolver o potencial de cada aluno, oferecendo atividades que buscam ampliar tanto o repertório acadêmico, como o emocional e o relacional.

O número reduzido de alunos em sala de aula permite que a equipe planeje atividades específicas para cada um, de modo que se possa observar e acolher diferentes tipos de necessidades. As classes obedecem a critérios de agrupamento, entre eles: faixa etária, desenvolvimento cognitivo e social, de modo que o aprendiz consiga empreender, junto a seus pares, sucesso na tarefa da aprendizagem, correspondendo ao esperado para sua etapa de escolarização. A orientação profissional tem lugar no Ensino Médio, com vistas à inserção no mercado de trabalho.

O Colégio possui um projeto pedagógico de tutoria onde um profissional especializado acompanha o aluno que necessita de um suporte ainda mais individualizado.  Vale-se, para tanto, de conceitos pedagógicos que resgatam a autoestima e o prazer de aprender.

A proposta inclui na grade curricular a prática diária de Mindfulness na busca de cultivar a habilidade de estar presente, com esta qualidade de atenção que surge quando prestamos atenção ao que está acontecendo, enquanto está acontecendo, com curiosidade, bondade e abertura. Desta maneira, é possível observar a experiência, seja ela externa (acontecimentos, situações) ou internas (emoções, pensamentos) sem se perder, mantendo a clareza da mente e abrindo um espaço entre o que acontece com cada um e como se responde ao que acontece. Assim, diminuem a reatividade, a impulsividade e, nesse pequeno espaço antes de reagir, encontra-se a liberdade para escolher uma resposta mais sábia e compassiva. (Daniela Degani – MindKids)

A Escola mantém uma relação estreita com a Família, através de reuniões individuais e de orientação parental. Além disso, organiza periodicamente um encontro com os profissionais que atendem seus alunos.

Faz parte da filosofia do Colégio a mediação de conflitos educacionais, onde é trazida a visão da Educação para a Paz. As diferenças são aceitas e respeitadas, incentivando-se o uso da comunicação não violenta.

A proposta inclui também o desenvolvimento da consciência coletiva e de cidadania, desenvolvidos através de projetos de ações solidárias.

O educando desde o início de sua vida, apresenta ritmos e maneiras diferentes para realizar toda e qualquer aprendizagem – andar, falar, brincar, comer com autonomia, ler, escrever etc., como apontam as contribuições das ciências humanas. Por esta razão, em consonância com a LDB, o Colégio Winnicott entende que:

O educando desde o início de sua vida, apresenta ritmos e maneiras diferentes para realizar toda e qualquer aprendizagem – andar, falar, brincar, comer com autonomia, ler, escrever etc., como apontam as contribuições das ciências humanas. Por esta razão, em consonância com a LDB, o Colégio Winnicott entende que:

Num ambiente onde o ritmo pessoal do aluno é respeitado e onde os professores utilizam procedimentos adequados a cada caso, o aluno sente suas qualidades valorizadas, fortalecendo assim sua autoestima e aumentando as possibilidades de sucesso escolar. Acreditamos que em um espaço onde esses aspectos sejam valorizados, o aluno pode encontrar o caminho que o leve a uma maior participação social e progresso pessoal. 

Objetivo

​Criar condições para que o educando seja o principal agente de seu desenvolvimento, assimilando novas descobertas às estruturas e organizando-as internamente através de suas ações;

Favorecer a interação social, permitindo a troca de informações, hipóteses e conclusões entre os membros do grupo e o professor, transformando este último em sistematizador e organizador de um ambiente de aprendizagem;

Criar condições para que o educando possa estabelecer laços afetivos, sentindo-se confiante para expressar seus sentimentos e necessidades. Ao mesmo tempo que se procura dar o pertencimento, deixa-se espaço para a diferenciação e a individualização;

Levar o aluno a perceber seu papel de agente da própria história e da sua relação com o grupo social, possibilitando sua opção para uma cidadania consciente, crítica e transformadora;

Encaminhar os alunos à descoberta das diversas possibilidades de escolha face a situações concretas para que façam opções, à medida que forem descobrindo e consolidando valores rumo à formação de sua própria identidade.