GEEKIE ONE

Alinhada às tendências e demandas educacionais contemporâneas, o Colégio Winnicott tem uma parceria com a Geekie – empresa que é referência em educação inovadora no Brasil e no mundo. A escola adota a primeira plataforma de educação baseada em dados do Brasil: o Geekie One.

É uma grande oportunidade para que estudantes fiquem cada vez mais no centro de uma educação de excelência, repleta de possibilidades que se abrem com a inovação. Com o Geekie One, a escola acompanha o desenvolvimento de cada aluno de forma ainda mais completa, o que permite trabalhar dificuldades e estimular potencialidades de forma personalizada.

A decisão do Colégio Winnicott de adotar o Geekie One responde a uma preocupação de famílias e educadores sobre como preparar crianças e adolescentes para o mundo em constante e acelerada transformação. A preocupação é natural, uma vez que atravessamos mudanças que impactam a comunicação, a sociedade e o mercado de trabalho e que exigem adaptações rápidas provenientes de um pensamento crítico e uma formação integral para reconhecer e atuar sobre as oportunidades e os desafios do cotidiano.

Os estudantes recebem um conteúdo completo e acessível por meio impresso e digital, com uso individual de Chromebooks na escola. Aliado das aulas, em formatos mais dinâmicos e interativos, o universo digital amplia as possibilidades de aprendizagem por meio de vídeos, imagens, links e animações, além de permitir atualizações e customizações que aproximam o conteúdo da realidade da classe.

Além de oferecer um conteúdo diferenciado, Geekie One é uma iniciativa integrada que também apoia o desenvolvimento de uma aprendizagem ainda mais ativa, conectada, personalizada e visível, pois entende que a tecnologia por si só não gera transformação no processo de ensino e aprendizagem. É o que a Geekie e vários especialistas chamam de “intencionalidade pedagógica”. Sem esse princípio, a adoção de qualquer tecnologia apenas substitui meios, mas não transforma de fato as relações de aprendizagem que ocorrem entre alunos e professores e, principalmente, no próprio estudante.

Geekie One: o digital e o impresso conforme a necessidade de cada turma

O uso da tecnologia é equilibrado com o uso do material didático impresso, conforme a necessidade de cada grupo e faixa de escolarização.
No Ensino Fundamental a plataforma é utilizada em atividades complementares e de aprofundamento, sempre com a mediação dos professores, enriquecendo as opções de ensino e dando mais significado ao processo, pois amplia as possibilidades de exploração, contextualização e diferenciação.
No Geekie One, os conteúdos do Ensino Fundamental estão organizados em capítulos e subdivididos em missões com possibilidades de escolhas — tanto para o professor quanto para a turma — a partir de conteúdos lúdicos e sugestões de atividades e exercícios para praticar. Toda a proposta pedagógica está alinhada à BNCC, buscando um trabalho por habilidades e competências. Em busca de um processo educativo mais ativo e centrado no estudante, o Geekie One oferece também a Estação One: um conjunto de projetos desafiadores, interdisciplinares e com problemáticas atuais, que trazem oportunidades para o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes.
Já no Ensino Médio, tudo passa a estar organizado na plataforma, com atividades que incentivam bons hábitos de estudos e permitem que a aprendizagem possa acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar.

A adaptação para o Novo Ensino Médio e a complexidade da vida digital

No Colégio Winnicott a reformulação do Ensino Médio vem de encontro com o que vem sendo desenvolvido desde a fundação da escola: a busca pelo desenvolvimento de habilidades de aprendizagem, emocionais, sociais e digitais, para além do conteúdo.
Somado ao conteúdo específico desta etapa, os alunos também têm disciplinas eletivas como parte dos itinerários formativos. Dentre essas formações estão Empreendedorismo Social, Criatividade e Inovação, e Educação Digital, que trabalham temas relevantes no mercado de trabalho atualmente.
A disciplina de Educação Digital é um dos destaques, cuja finalidade é auxiliar jovens a lidarem com as oportunidades, os riscos e os desafios de estarem conectados. A escola passa a preparar os alunos para lidarem com a complexidade da vida digital. Habilidades como a argumentação, a empatia, o pensamento crítico e a autorreflexão são parte importante desse conteúdo.
A Educação Digital está pautada no tripé oportunidades, riscos e desafios que o mundo digital proporciona. A condução ocorre dentro de um processo de aprendizagem significativa que leva para a sala de aula casos reais e próximos da vida de cada estudante. Com metodologias ativas, abre-se espaço para discussões sobre fatos reais — casos que agregam valor não apenas ao que é aprendido, mas que impulsionam o protagonismo e a aprendizagem colaborativa na sala de aula.
Como resultado, torna-se possível desenvolver competências bastante relevantes para a formação de estudantes, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que diz: “O aluno exercita, na sala de aula, a empatia, o diálogo, o desenvolvimento do pensamento crítico, a cooperação e a capacidade de resolução de problemas. Essa capacitação tem o potencial incrível de formar cidadãos com escuta ativa e sensibilidade para as questões.”

Sobre a Geekie Referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo, a Geekie foi fundada em 2011 — pelos empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo — com a missão de transformar a educação do país. Em uma década, a empresa tem desenvolvido soluções inovadoras que potencializam a aprendizagem. Com foco no Ensino Básico, a edtech alia tecnologia de ponta a metodologias pedagógicas inovadoras. Única plataforma brasileira de ensino adaptativo credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para o Guia de Tecnologias Educacionais — que identifica soluções tecnológicas capazes de melhorar a qualidade do ensino brasileiro —, em sua trajetória a Geekie alcançou mais de 5 mil escolas públicas e privadas de todo o país, impactando cerca de 12 milhões de estudantes. Para conhecer mais, acesse: www.opoderdosdados.com.br.
ou assista ao vídeo.