A qualificação dos profissionais e suas áreas de especialização são diferenciais para o sucesso de um projeto pedagógico
A escola é uma entidade constituída por valores e práticas pedagógicas. Além da estrutura física que dá suporte aos projetos e ambições da instituição, seu êxito como agente de ensino depende da formação de uma equipe qualificada e com propósitos muito bem definidos. Uma escola especializada em atender alunos com dificuldades de aprendizagem precisa de um critério ainda mais rigoroso neste aspecto.
Existe uma série de confusões sobre alguns conceitos quando se fala em educação inclusiva. A primeira delas é a afirmação de que “todos os alunos são iguais”. Embora dentro de um contexto de discussão sobre discriminação e preconceito a frase faça parte da construção de uma lógica que não segregue as pessoas pelo que elas são, sua aplicação no contexto da educação inclusiva é diferente.
Tratar todos os alunos da mesma forma significa deixar de dar a cada um deles a atenção e os recursos pedagógicos necessários para a construção de seu aprendizado, individualmente.
Crianças e adolescentes não podem ser considerados como parte de uma grande massa, porque cada um tem origem, história, habilidades e dificuldades diferentes. Um time de profissionais especialistas é o primeiro passo para proporcionar as condições ideais para a educação inclusiva.
Como deve ser a equipe de uma escola especializada em atender alunos com dificuldades de aprendizagem?
O Colégio Winnicott tem mais de 20 anos de experiência e é reconhecido como uma escola regular especializada em atender alunos com dificuldades de aprendizagem. Ao longo dessas mais de duas décadas, a direção e a coordenação do colégio foram selecionando os melhores profissionais para continuar a busca pelo objetivo de ser um agente transformador por meio da educação.
Além dos professores para as disciplinas tradicionais, já que o Colégio Winnicott é uma escola de ensino regular, o time de profissionais conta ainda com:
● Psicólogos: acolhem questões emocionais, como ansiedade e depressão, trazidas pelos alunos, em uma abordagem cognitiva comportamental, compreendendo que para a aprendizagem ocorrer é preciso que o sujeito sinta-se tranquilo e capaz;
● Terapeutas de família: são o elo entre a escola e as famílias dos alunos. Incentivando o diálogo constante entre pais, filhos e educadores, os terapeutas colaboram para o desenvolvimento psicológico das crianças e adolescentes;
● Arteterapeutas: são profissionais que utilizam recursos artísticos, como música, desenho e pintura para auxiliar os alunos na compreensão das próprias emoções;
● Psicopedagogos: são os profissionais-chave do Colégio Winnicott, porque são responsáveis por estudar os processos de aprendizagem, identificar problemas de assimilação do conteúdo e desenvolver métodos cada vez mais eficientes.
A equipe do Colégio Winnicott entende as peculiaridades das dificuldades de aprendizagem como desafios a serem compreendidos e superados, não como obstáculos ou deficiências segregadoras. É um enfoque sistêmico dos processos de ensino que concentra o olhar no ser humano e não no aluno como apenas um número na lista de presença.