BLOG

Construindo Pontes: Compreensão e acolhimento para alunos com fobia social escolar

Abrir diálogo sobre fobia social no ambiente escolar é essencial para compreender e acolher os alunos que enfrentam esse desafio diariamente. Desde antes de chegarem à escola, essas crianças podem antecipar pensamentos negativos e cenários de constrangimento, desencadeando uma ansiedade intensa. Muitas vezes, sentem uma forte necessidade de se retirar e evitam frequentar as aulas para se esquivar de situações desconfortáveis.

Durante as interações na escola, os alunos com fobia social podem sentir-se constantemente julgados e observados pelos outros, o que leva a uma atenção seletiva e dificulta o contato visual, aumentando ainda mais o isolamento. Além disso, os sintomas físicos, como taquicardia e rubor facial, tornam-se mais intensos, gerando constrangimento adicional.

Aqui no Colégio Winnicott, fazemos uma reintegração ao ambiente escolar gradual e no ritmo do aluno, buscando um diálogo estreito com a família e com os profissionais que acompanham esse estudante (como psicólogos e psiquiatras).

Ao promover essa cultura de empatia, podemos ajudar a reduzir a ansiedade e proporcionar uma experiência escolar mais positiva para nossas crianças!