BLOG

Planejamento e avaliação para crianças com dificuldades de aprendizagem

Planejamento e avaliação para crianças com dificuldades de aprendizagem

Uma sala de aula abriga diferentes perfis de alunos, cada um com suas características, necessidades e dificuldades específicas. Paradoxalmente, muitas instituições educacionais ainda seguem a regra de adotar um modelo único de ensino, que sirva para todas as crianças ou ao menos que se molde satisfatoriamente à maioria delas. Nesse contexto, alguns alunos com dificuldades de aprendizagem podem apresentar uma crescente falta de estímulos para frequentar as aulas, juntamente com um baixo rendimento escolar.

A atuação da escola e a atenção individualizada que ela deve proporcionar são fundamentais para lidar com a dificuldade e ajudar a criança na caminhada durante o ano letivo. 

Abordaremos alguns aspectos, como o planejamento das aulas e as avaliações:

A importância do planejamento das aulas

O planejamento das aulas é o primeiro passo para viabilizar o ensino aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Deve levar em conta:

  • O conhecimento do perfil do aluno, incluindo suas competências e dificuldades;
  • A metodologia mais adequada para cada caso;
  • A seleção de conteúdos de acordo com as capacidades do aluno;
  • A flexibilidade de repensar o planejamento sempre que necessário. Constantemente realinhando-o à realidade de cada aluno;
  • A necessidade de desenvolver aulas dinâmicas e motivadoras, que mobilizem o interesse do aluno, convidando-o à reflexão.

Ainda que estes procedimentos sejam tomados para que as crianças com dificuldades de aprendizagem participem mais das aulas, o processo de avaliação também pode se tornar um obstáculo e merece atenção especial. 

Avaliação: outro desafio para crianças com dificuldades de aprendizagem 

Vale lembrar que, caso o planejamento das aulas seja mais abrangente e flexível, como mostramos acima, a etapa de avaliação poderá ser mais adequada. O professor já terá um perfil mais completo dos alunos e suas necessidades, podendo incluir formatos que sejam mais funcionais para eles. 

Abaixo elencamos alguns aspectos que facilitam a etapa de avaliações: 

  • Desenvolver avaliações processuais, que levem em consideração diversos aspectos do desenvolvimento do aluno, entre eles: desenvolvimento pedagógico e social, interesse e participação, organização e compromisso etc;
  • Um aluno pode apresentar dificuldades em um formato específico de uma avaliação formal, mas conseguir realizar quando proposta de outra maneira. Assim, é importante apresentar os diferentes tipos de avaliação, como pesquisas, provas orais, provas escritas, apresentação de trabalhos e outras;
  • A comparação de notas e resultados com os demais alunos pode ser um momento desgastante e incômodo para quem enfrenta alguma dificuldade de aprendizagem. É preciso evitá-la e criar ações para que não haja caráter comparativo.

Onde encontrar uma escola especializada no trabalho com crianças com dificuldades de aprendizagem?

A dificuldade de aprendizagem pode ser trabalhada quando existem procedimentos educacionais adequados, uma equipe de profissionais especializados e experientes e um ambiente acolhedor com poucos alunos em sala.

O Colégio Winnicott, com mais de 20 anos de experiência e o reconhecimento do meio acadêmico como uma escola especializada no atendimento de crianças com dificuldade de aprendizagem busca ser um agente transformador por meio da educação.

Se seu filho tem dificuldades em acompanhar o ritmo de uma escola tradicional, ou apresenta diagnóstico de TDAH, dislexia ou outros transtornos, entre em contato conosco. Agende uma visita para conhecer nosso espaço, proposta pedagógica e métodos utilizados. Será um prazer recebê-lo.